Objetivo: Desenvolver o raciocínio e o espírito de equipe.
Preparação: Divide-se o grupo em quatro equipe que deverão ficar disposto em quatro equipes paralelas, cerca de 1 m a frente do primeiro elemento traça-se uma linha: será a linha de saída. Na frente de cada equipe traçam-se 3 marcas separados por uma distância de um metro uma da outra.
Providencia-se para cada equipe as seguintes peças:
- Um quadrado amarelo de 20 cm de lado
- Um círculo azul de 18 cm de diâmetro
- Um triangulo eqüilátero lilás de 10 cm de lado
(as cores são somente sugestões)
Coloca-se as figuras no círculo nº 1 na seguinte ordem: triângulo lilás sobre o círculo azul e ambos sobre o quadrado amarelo.
![]() |
Coloca-se um conjunto das três peças na frente de cada equipe, sobre a primeira marca.
![]() |
Desenrolar: O objetivo do jogo é colocar as três figuras na terceira marca na mesma ordem que estavam na marca nº 1. Observando as seguintes regras:
O elemento de cada equipe jogará um vez em forma de revezamento: irá até um dos círculos, pegará uma peça e a colocará em qualquer um dos outros dois círculos. As únicas regras são:
- Cada jogador somente poderá mudar uma peça por vez
- A peça maior não pode ficar sobre a peça menor.
Vence a equipe que conseguir montar as três peças na marca nº 3 primeiro.
Nota: A sequência que apresentamos aceita a regra de que pode-se pular casas em cada lance. Desejando-se fazer o jogo mais complicado, ou fazendo o jogo mais uma vez pode-se colocar a regra de que não pode pular casas.